14 de janeiro de 2011

ORGANIZAÇÃO DAS TAREFAS QUOTIDIANAS


As maior das mulheres de hoje passam grande parte do tempo no seu local de trabalho, dai terem necessidade de aligeirar as tarefas domésticas.
Libertar-se dos estereotipos faz parte desse horizonte, senão vejamos, eu aprendi com a minha mãe como passar a ferro, fazer uma cama, etc, e tudo tinha o seu "preceito", neste momento quando passo mais horas no trabalho do que em casa o meu "preceito" passou a ter moldes diferentes, por exemplo:
  • Toalhas turcas são bem dobradas e logo arrumadas;
  • Lençois são bem dobrados assim que saem da corda e passam-se já dobrados;
  • Investir num ferro com caldeira é uma boa solução, poupa tempo e consequentemente na conta da luz.
Faça-o sem se sentir culpada nem frustrada. Reinvente ou reinvente-se, ajuste a melhor forma de fazer as tarefas domésticas de forma a lhe dar prazer e deixar sempre um tempo livre para si.

2 comentários :

  1. Os turcos de banho gosto sempre de os levar durante uns 10 minutos à máquina de secar, ficam com o pêlo bem fôfo e depois apenas os dobro, coloco num cesto da roupa e no final passo com o ferro por cima apenas para ajeitar.
    Um truque que tenho para "aliviar" o cesto da roupa de passar-a-ferro é dobrar meias e cuecas assim que as apanho do estendal. Coloco tudo nos cestos da roupa para arrumar, tenho dois, um onde coloco a minha roupa e a do meu marido e outro dos meninos.
    na altura de arrumar levo o cesto com a nossa roupa para o nosso quarto e o outro para o quarto dos meninos, já com tudo dividido.
    Também deixo a roupa dividida por camisolas, calças, roupa interior.... é só depois pegar no montinho e colocar nos roupeiros a que se destinam.

    Lençóis também passo já dobrados e tenho o cuidado de, na altura de os adquirir, escolher tecidos bons de engomar. Existem no mercado variedades caríssimas e que são um horror para depois se tirar os vincos! Prefiro tecidos à base de algodão que se engomem com facilidade.
    Em minha casa, e desde que casei, sempre usei ferro de caldeira, é muito mais fácil de manusear principalmente para quem, como eu, usa imenso o vapor para engomar.

    Outro truque é não deixar as peças de roupa secar em demasia ao sol, principalmente no verão, e em particular as gangas. São bem mais fáceis de engomar se não apanharem sol directo [muito quente, claro está].

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Luisa, optimas ideias. É realmente este o espirito que eu pretendo para este blog, a troca de ideias e de experiências. Como sempre a sua participação é excelente. Fico muito satisfeita que participe e que visite os meus cantinhos até porque o seu blog foi um dos que me inspirou para começar o meu.
    Bjs.

    ResponderEliminar